De onde vem a informação sobre o orçamento de TI do órgão.
A informação de orçamento usado nos estudos são provenientes do Quadro 13 – Despesas com TI da Lei Orçamentária Anual de 2012.
O que queremos com isso? Onde queremos chegar?
A divulgação destas informações na internet, com a utilização das redes sociais, pode gerar um novo ciclo de melhoria das organizações, baseado em uma benéfica competição entre os entes públicos que buscarão estar sempre “mais bonitos na foto”. A sociedade só tem a ganhar com este tipo de disputa.
Pretende-se fomentar a formulação de estudos, métodos e ferramentas que fortaleçam as áreas de TI promovendo uma melhoria do atendimento ao cidadão e economia de recursos públicos. Cidadãos e servidores públicos podem acessar e analisar a situação de qualquer órgão com relação a sua Governança e Gestão de TI.
Os dados podem estar errados?
Sim!
Todo processo de transferência das informações recebidas dos arquivos PDF, IMAGEM, DOC e etc foi manual. É possível que tenha ocorrido erros de digitação e de interpretação. Toda informação original pode ser na seção Dados brutos.
Por favor, se você encontrar algum problema, entre em contato conosco.
Posso usar os dados em meus estudos?
Claro que sim. Os dados são abertos e públicos. Use e abuse. Pedimos apenas que quando concluir o seu estudo, por favor, nos envie para que possamos publicar em nossa seção de publicações, assim outras pessoas poderão se beneficiar com o conhecimento que você gerar.
Como os dados foram obtidos?
Usando os instrumentos implantados pela LAI foram enviadas solicitações de acesso à informação a quase todos os órgãos do governo federal dos 3 poderes. Os pedidos solicitavam as respostas de cada órgãos no levantamento do TCU sobre governança de TI nos anos de 2010 e 2012. Até maio de 2013, 176 (66%) órgãos participantes do levantamento de 2010 e 184 (74%) órgãos participantes do levantamento de 2012 acataram as solicitações e disponibilizaram as informações solicitadas. Todas as informações já recebidas estão disponíveis para o acesso de qualquer pessoa no mundo na seção Dados brutos. Em resumo, foi feito um ou mais pedidos de acesso à informação para cada órgão participante do levantamento.